O Caso do Google e o Debate Sobre Liberdade


Enquanto o Google vai ensaiando sair da China por não aceitar a censura do governo Chinês, a empresa vai censurando os palavrões em seu identificador do voz, contraditório? Talvez, porem o Google fez um grande favor, que foi reabrir o debate sobre Telecom e Censura.

Já deixei clara a minha opinião sobre isso nos blogs e repito, nem tudo é valido por dinheiro e por isso apoio que o Google pegue suas coisas e pule fora de lá.

Porem o Google se quiser turbinar a sua moral como empresa defensora da liberdade, terá que começar a parar de achar que pode educar as pessoas ao censurar palavrões, censura não se combate com censura.

Qual o próximo passo do Google? Censurar fotos e vídeos da câmera? Ou será a expansão do BREW (da Qualcomm) no Android?

No ritmo que estamos alguém vai perguntar por que não CDMA 2000? Teremos streaming de vídeos melhores e uma criptografia mais segura, assim como a navegação web EM TROCA DE APENAS as seguintes liberdades: 1) O fato de não sermos donos dos nossos aparelhos, 2) Termos nosso bluetooth, infravermelho, mp3 e Java bloqueados e qualquer dispositivo de compartilhamento bloqueado.

A Motorola, desesperada por dinheiro para divisão de celulares, já aceitou o controle da Ditadura Chinesa, O Google vai fazer o que com a sua parceira de Android? Deixar por isso mesmo?

E a querida secretária de estado dos Estados Unidos Hilary Clinton, após anunciar medidas contra as ditaduras (sic) vai fazer o que com a Motorola? Ou estaria a Motorola apenas se disfarçando no território inimigo, para cumprir a missão de disseminar secretamente aplicativos libertadores prometidos pela secretária?

A luta pela liberdade nunca termina, pois se a tecnologia tem o potencial de libertar os seres Humanos, também o tem para tirar a liberdade dos Homens, já que ela é uma ferramenta e não atua por si só.

Liberdade não está à venda nos blogs em que escrevo, vou defender e acredito que outras pessoas também vão defende-lá.

Links

Google Ameaça Sair da China

Censura no Nexus One

Hilary, Tecnologia e Política Não Combinam.