Saída do Google da China e o Futuro da Motorola

Se o Google sair da China, vai abrir um debate mundial sobre se uma empresa pode fechar os olhos a um governo tirânico como o da China e lucrar ajudando um governo da tirânico.

Em tempos ruins, onde as ditaduras se espalham pelo mundo o Google terá que repensar suas ações frente ao seu lema “don't be evil”. Ações verdadeiras a um custo financeiro gigantesco ou demagogia pura?

A pergunta que deixo é se um debate dessas proporções não afetará outras empresas também? Se o debate ético ocorrer entre não entrar em mercados que limitem a liberdade de expressão, afetará outras empresas?

Mesmo que o debate não ocorra, a briga do Google com a China pode levar a um rompimento da Motorola com o Android.

Motorola que afirmou que o foco em 2010 será o Windows Mobile 7, e já se submeteu ao controle do governo chinês, talvez seja forçada a abandonar os negócios com o Google caso haja o rompimento total do Google com a China.

Tudo isso não muda o que eu acredito sobre o real futuro da Motorola. Seja Windows Mobile ou o Android, a Motorola está no buraco e de lá não sai. A pergunta é: Quanto tempo a parte superavitária da Motorola irá arrastar a divisão de celulares?