Hilary, Tecnologia e Política Não Combinam



A Secretária de Estado Norte Americano, Hilary Clinton anunciou a “criação de inovações contra a censura na Internet”

O Departamento de Estado dos EUA promete dar início a várias ações com foco no combate à censura na internet, anunciou nesta quinta-feira (21/1) a secretária de Estado Hillary Clinton.


Louvável iniciativa, mas qual a diferença entre o discurso e a pratica?

Entre as ações estão conversas com empresas e outros grupos para o desenvolvimento de aplicativos móveis que ajudem residentes de países com governos repressores a relatar problemas.

O Departamento de Estado disse ainda que irá patrocinar a busca de inovações que permitam novos meios de conectar residentes de outros países aos serviços da internet, e apoiará novas tecnologias que permitam aos dissidentes contornar os bloqueios impostos à internet.


Preciso Lembrar que países tirânicos como China, Irã, Cuba metem bala na cabeça de quem discorda e protesta desses governos, quem dirá fazer usar uma tecnologia para incitar revoltas? Esse problema por si, já é o suficiente para que a iniciativa tenha o seu primeiro obstáculo.

A segunda pergunta é como é que a tecnologia vai entrar nesses países? Não seria melhor ficar calada sobre a iniciativa e alertar o seu adversário que você quer facilitar a vida de seus opositores? Ela está precisando ler Arte da Guerra.

Os negócios que operam com governos repressores estão em desvantagem porque não têm o mesmo acesso à informação que seus concorrentes em outros países, argumentou.

É o momento mais infeliz de seu discurso! O Fato da censura impede que a elite governante e que os empresários tenham acesso as informações que precisam para fazer negócios e isso prejudicaria a economia? Isso é ingenuidade pura, não me lembro de outro governante no mundo chegar a esse ponto.

"Os países que restringem o acesso à informação ou violam os direitos básicos dos usuários da internet arriscam-se a ficar de fora do progresso do próximo século", acrescentou


Próximo século está um pouco longe, faltam 91 anos até lá. Por enquanto quem está segurando a economia mundial e evitado que o atoleiro da crise fosse maior ainda é a China, que prova que economia de mercado e totalitarismo politico são coisas distintas, esse trecho de seu discurso, por si só, é uma grande bobagem.

No mais, quem tem vergonha na cara tem que sair fora da China mesmo, e o Google faz muito bem ao dar o exemplo que nem tudo é valido por dinheiro.

Fonte da excelente reportagem Idg Now.