Nokia Camp 09 Debate Sobre Monetarização de Aplicativos




Esse foi um dos melhores debates do Camp, de como tornar viável economicamente o desenvolvimento e a venda de aplicações.

Muitos entraves foram apontados pelos desenvolvedores como sérios problemas para viabilização financeira dos aplicativos, e que se existe o lado dos programadores que precisam que esses entraves sejam desfeitos.

Esse debate pode ser resumido em quatro pontos.

1) Custo Brasil

Apontado como principal fator de problemas, altos impostos, burocracia, a baixa de renda dos consumidores, educação, foram apontados como os principais entraves para que o empreendedorismo no Brasil decole e abra o mercado de telefonia e consequentemente de aplicativos.

Na mesma pergunta questionei o que os desenvolvedores poderiam fazer sem depender do governo. A resposta foi que os desenvolvedores são forçados a se adaptar a realidade, criando aplicativos que consumam o mínimo possível de trafego de dados, utilizando recursos como compactação de dados, aplicativos que não fiquem 100% do tempo online.

2) As Operadoras

Operadoras brasileiras não oferecem bons planos de dados, não gostam de “heavy user’s” e os mega bytes excedentes dos planos são extremamente caros. Como os desenvolvedores vão ter um bom mercado se poucos são os usuários que podem ter esse tipo de serviço.

3) Iniciativa privada

Falta apoio privado para os desenvolvedores, pois as empresas tem medo de investir, e o único outro setor que pode contrabalançar o governo, é a iniciativa de grandes empresas.

Perguntei também se a Apple não estaria dando um tiro no pé ao censurar aplicativos de seus desenvolvedores. Cardoso respondeu que é um preço a ser pago por todas as vantagens que a empresa oferece como um suporte ao desenvolvedor, como cuidar de toda a burocracia e gestão do dinheiro e ganhos pelo desenvolvedor é um algo que atrai desenvolvedores mesmo com as restrições. Me pergunto se não era hora da Nokia se aproximar de seus desenvolvedores e ter coragem para não censurar eles da mesma maneira que a Apple.

4) Gratuidade e Pirataria.

Gratuidade também foi abordada, e que por se tratar de uma realidade, quem terá de pagar a conta serão os heavy user’s, pois a tendência que os aplicativos possuam funções free e pagas, sendo as pagas destinadas ao publico dos heavy users e as free atendendo ao grande publico em geral. Pirataria também foi rapidamente colocada, porem como algo inevitável e que os desenvolvedores terão que conviver.

Foto foi uma Cortesia do Flavio Levi