Futuro da Motorola no Mercado de Celulares

Nada como um dia depois do outro

Vamos lá, eu vou arriscar uma previsão sobre a companhia, posso errar, pois não sou jornalista e nem "analista" de mercado que não sai de trás da mesa, e já tinha essa linha de raciocínio dos meus tempos de moderador em fóruns, A Motorola vai "fechar" a divisão de celulares.

O prometido Celular com Android, está ai... eu mesmo antecipei no blog, que não era preciso ser um vidente para saber que a Motorola iria atirar nessa direção, mas está na hora de fechar o caixão da Motorola como marca de aparelho, O DEXT ou CLIQ.

Vários motivos apontam para isso, a companhia tem grande experiência com telefonia e ainda vai continuar a vender chips e tecnologia para as demais empresas do setor, e vai se manter bem financeiramente, sem grandes dores de cabeça de ter que lidar com o publico final.

Mas e a venda dos CLIQ ou DEXT e telefones com Android? Não vai para frente, o telefone é concorrente direto do N900 e não do iPhone com alguns querem pregar, e entrar nessa briga com a Nokia, Sendo o primeiro telefone com sistema Android, é quase um caminho certo para o desastre.

Mesmo que a Motorola supere a Nokia nesse lançamento, algo improvável pelas feridas que a marca sofreu ao longo de vários lançamentos sem sucesso, a vitória não necessariamente será suficiente para alavancar a divisão de celulares que é deficitária a algum tempo.

Quem tem a ganhar? Os consumidores com uma marca fazendo o que sabe fazer de melhor (criando tecnologia e não produto final). E a perder? Técnicos especializados, autorizadas alopradas e quem só sabe falar de Motorola.

Claro que a empresa pode pegar tudo que sobrar da divisão e vender ou se unir a alguém, mas eu acho difícil isso acontecer. Nada disso pode acontecer? Sim, milagres acontecem, mas ninguém acertou os seis números da Mega Sena duas vezes.

E A LG que se cuide, a fama de marca que mais ocorrem problemas vai passar para alguém com o fim dos celulares Motorola.