2 dias de uso com o Nokia N8

Não vou fazer review nem unboxing ou coisas do tipo pois isso todo mundo ta cansado de ver, vou relatar minha experiencia como usuário.

O aparelho ou melhor o conjunto aparelho/sistema symbian^3 bate de longe o antigo, a interface ainda é um pouco parecida mas isso logo fica para traz quando você começa a mexer no aparelho.

Rápido, sim ele é muito rápido, por isso se você esta com receio de comprar pensando que vai encontrar a mesma lentidão da versão anterior pode desencucar meu amigo, vá ate alguma loja e manuseie o aparelho, garanto que em poucos minutos as impressões ruins ficam para traz, comigo foram 15 minutos para isso acontecer.

O aparelho é bem construído e passa a sensação de se tratar realmente de um aparelho robusto e feito com material de qualidade gostei muito, alem disso ele é bem fino para um smartphone com tantos recursos, quase a mesma espessura que o E71 porem mais leve.

Vou listar alguns pontos.

Câmera: sim ela é ótima se você souber como usar pois o flash xênon tende a estourar o nível de branco, se você for tirar fotos no automático em ambientes internos com luz artificial desligue o flash se o objeto ou pessoa estiver a mais de 3 metros e não se preocupe que a foto não sai escura, e para menos de 3 metros deixe o flash no automático ou com redução de olhos vermelhos.

Vídeo: o vídeo eu ainda não testei mas tenho certeza que é muito bom tirando pela experiencia que já tive com outros Nokias e ate com o N97 mini que utilizava 2 dias atras.

Sistema Symbian^3: sim ele é rápido tudo é acessado rapidamente claro que a combinação hardware/software fizeram essa diferença. O menu lembra o velho symbian mas sem a irritação e lentidão do anterior mas como estamos na primeira versão eu tenho certeza que quando começarem a sair as atualizações de firmware a coisa sera diferente e com certeza muitas melhorias e correções serão implementadas e disso eu não tenho duvida.

Bug: alguns relataram que o aparelho ficava conectando sozinho a internet e mesmo você desabilitando a busca Wi-Fi ele conectava, eu não considero um bug e sim uma função de sincronização da conta de e-mail, basta alterar o horário de recuperação a seu gosto ou desmarcar os dias de recuperação.

Hackear e mudar o produt code, coisa que era fácil na versão anterior nesse novo symbian ^3 se tornou uma dor de cabeça pois o NSS não é compatível com ele e o JAF ate se comunica mas não altera o produt code, ate o momento o método que esta sendo usado com sucesso utiliza o phoenix que pra mim é meio arriscado e por esse motivo deixei ele com o firmware original da Claro pois toda a tranqueira ou quase toda eu removi com exceção do tema e o logo de ligar e desligar o aparelho o que não chega a ser um incomodo mas to pensando em atualizar ele usando uma box profissional essa semana vejo isso.

Considerações finais: R$1500 é um valor considerável para se pagar num smartphone, mas tem aparelhos mais caros e com menos recursos que o N8, alem disso o N95 foi muito mais caro quando foi lançado veio cheio de bugs e mesmo assim se tornou o aparelho mais vendido da nokia em todos os tempos, tenho certeza que o N8 vai trilhar esse mesmo caminho e se você tem $$$ disponível e esta em duvida pode comprar e aguardar pois esse aparelho tem tudo para se tornar um N95 do futuro se a nokia corrigir as falhas sem demora, ah!! já ia esquecendo, a embalagem poderia ser bem melhor se tratando do aparelho top da marca concordam comigo?