Quem Vai Pagar a Conta da Imprensa?

Se depender dos grandes grupos de imprensa já está decidido, vai ser o consumidor por meio de acessos pagos a áreas restritas de conteúdo desses grupos.

Isso é o que vários grupos nacionais e internacionais fizeram ao aderir a declaração de Hamburgo.

Esse movimento é mais do que justo, já que grandes a expansão da internet e aglomerados de noticias, fizeram a receita dos grandes grupos de imprensa caírem consideravelmente.

Esse é um ataque a grandes portais de noticias, como Yahoo e Google. Me pergunto o que será de portais grande, pequenos ou minúsculos, que apenas alimentam suas áreas de noticias com clipping de diversos sites e agencias de noticias? Haverá pressão na lei de direitos autorais para que as empresas possam atacar esse grupos?

Esse debate só está começando, mas uma coisa é certa, o modelo proposto pela Declaração de Hamburgo é importante para que se tenha uma sociedade melhor, já que o financiamento publico da noticia é o caminho mais curto para ditadura e o excesso de financiamento privado torna a empresa dependente daquele grupo financeiro, tornando a noticia tendenciosa e nem sempre de interesse publico.

Seja em papel ou digital, a informação precisa ser livre e de qualidade e nada melhor que uma empresa financeiramente independente de grupos governamentais ou privados, para que se tenha uma informação precisa, tornando possível a consolidação da democracia e assim que todos possam usufruir da liberdade de expressão.