Por que os Blogs só falam da Nokia? vocês são baba ovo dela?


Por que os Blogs só falam da Nokia? vocês são baba ovo dela?, essa pergunta ou afirmação, me foi feita via e-mail por um leitor que não quis se identificar, e escreveu ate com um certo nível de indignação e preconceito.

No e-mail ele me pergunta por que a maioria de nos blogueiros, voltados para a área GSM, divulgamos tantas promoções e lançamentos da Nokia, e por que falamos e discutimos tanto sobre os aparelhos da nokia. Minha resposta para ele foi simples: Anonimo na próxima vez pode usar seu nome e e-mail verdadeiro que o seu sigilo esta garantido. Em primeiro lugar posso falar por mim e por alguns mais próximos, não falo exclusivamente da nokia, não recebo nada e nunca recebi para falar bem dos seus aparelhos ou serviços, muito pelo contrario, sou bem imparcial nos meu posts quanto aos aparelhos da nokia ou de qualquer outro fabricante.

Sou o primeiro a criticar quando algo não me agrada, como é o caso do cabo USB que acompanha o 5800XM que é uma vergonha, o lançamento do N97 que deixou muito a desejar, ou mais recentemente a incompatibilidade do pareamento automático do N82 e 5800 com o pioneer 9080BT, mais também sei reconhecer quando um projeto foi bem feito como é o N95, o 5800 e o N82, aparelho perfeito para fotos na minha opinião e de quem o possui, como o José Antônio do blog NokiaBR.

Mas vou lhe dizer por que muita gente fala da Nokia, sabe por que?, por que a nokia investe em Marketing junto aos blogs, cede aparelhos para testes e reviews, divulga suas campanhas promocionais e de lançamentos junto aos blogueiros, convida e as vezes ate banca o custo da viagem e hospedagem para ter aquele blogueiro no seu evento, alem de outras ações e canais de comunicação voltado diretamente para a blogsfera.

Não é só a nokia que investe no marketing junto aos blogs, mas é a que investe mais pesado, a que realmente acredita que a opinião de um blogueiro pode influenciar diretamente positiva ou negativamente na aceitação de um produto no mercado, outras empresas já estão vendo o poder que os blogs exercem sobre os leitores, a VIVO por exemplo, me mandou um convite para um bate papo com seus executivos sobre o mercado de smartphones e a apresentação exclusiva do iPhone 3GS, porem infelizmente não posso participar devido a distancia e a data em cima da hora como da para ver ai na screen, e sabe por que? por que eu sempre disse que o iPhone só não é bom de fotos, mas em interface de usuário, navegação e games, ate hoje ninguém o superou, e alem disso a chegada do iPhone revolucionou o mercado e fez com que os outros fabricantes acordassem para ver que seus aparelhos estavam ultrapassados e obsoletos, graças ao iPhone hoje temos aparelhos maravilhosos no mercado.

Agora me diga!, que empresa não quer usar como marketing uma mídia como um blog, que reconhece as qualidades do seu produto mas também as suas deficiências, mais não se deixa influenciar e não influencia negativamente sobre ele.

Sem mais delongas termino por aqui, espero que tenha esclarecido um pouco do assunto, e caso você seja representante de alguma empresa ou fabricante de celular, passe essa mensagem para algum executivo com visão de mercado pois os blogs chegaram, se firmaram e são formadores de opinião, conquistamos um lugar ao sol que não pode ser mais tomado.

Abraço Cláudio Martinez
E-mail martinezssa@hotmail.com
Cell DDD 71-8747-1688