Eu estava discutindo isso com meu grande amigo Martinez e não demorou muito para acontecer algo que se previa, os prejuízos da divisão de celulares da Motorola está cobrando o seu preço da companhia.
Vender duas divisões boas para reerguer a divisão de celulares? Posso compreender que a companhia tenha visão de Futuro, já que a tendência é o desaparecimento dos desktops e toda a computação seja baseada em dispositivos moveis.
Porem a abordagem da companhia poderá causar perdas irreparáveis. A marca sofreu vários danos a sua imagem durante o seguidos fracassos de vendas. O Android, a grande aposta da empresa, está entrando em sua versão 2.0 e está engatinhando.
Mais do que a Nokia, a Motorola tem que se preocupar com a Samsung e Sony que também estão apostando no mesmo sistema e outras companhias também podem entrar no jogo. Disputar um mercado complicado, quando a empresa está com margem de erro zero é no mínimo burrice, para não chamar de suicídio.
Já falei aqui no Blog o que a Motorola deve fazer, venda a sua divisão de Celulares, pegue o toda a experiência da empresa em telecomunicações, produza para as outras empresas do setor, lucre e pare de sofrer com a divisão de celulares.
Para que sacrificar duas divisões boas para tentar salvar uma? Não seria mais esperto apenas se livrar do peso morto que é a divisão de celulares? Mesmo sendo “O mercado do Futuro” mesmo quem estiver na linha de frente, não vai poder fazer tudo sozinho e espaço para quem já trabalha com Telecom existirá de sobra, com bons lucros e sem tanta dor de cabeça de lidar com o consumidor final.
Obs: A imagem é do livro Estratégias Vitoriosas no Xadrez de Yasser Seirawan, que eu recomendo para todos que gostam e precisam de estratégia em seu trabalho, incluindo os executivos da Motorola.