São Paulo, 16 de dezembro de 2010 – Após a inauguração de sua loja própria no Rio de Janeiro no início do semestre, a Nokia traz novos anúncios que fazem parte de seu novo modelo global de negócios para varejo. Além da abertura de sua primera loja franqueada das Américas e o segundo quiosque Nokia do mundo, ambos no Shopping Recife, a fabricante apresenta dois negócios em São Paulo: um quiosque no Shopping Villa Lobos, aberto na semana passada, e a segunda loja própria da marca no País, que será inaugurada amanhã, no Shopping Eldorado, em São Paulo.
De acordo com Fernando Rheingantz, gerente de varejo da Nokia, o novo plano global contempla inicialmente mercados estratégicos, como o Brasil. A meta da Nokia é estar nos principais shoppings brasileiros em três anos. “Temos mais de 800 lojas, entre próprias e franquias, e o País é o único representante das Américas a inaugurar uma franquia da Nokia, modelo que já está presente em países como Rússia, China, Itália e Arábia Saudita”, declara.
Além das Nokia Stores e flagships tanto no modelo franquia como de lojas próprias, a estratégia da Nokia contempla também os formatos quiosques e shop-in-shop (loja dentro de uma loja) como forma de oferecer uma experiência diferenciada a uma gama maior de consumidores de todo País. “Já são cerca de 660 shop-in-shop da Nokia mundialmente, mas o quiosque foi uma sugestão brasileira ao plano global”, contou o executivo. OBrasil é considerado um ’piloto’ pela companhia, sendo o segundo país a receber esse formato de varejo, atrás apenas da Arábia Saudita, que inaugurou um no início de novembro.
Inauguração de lojas
A primeira loja Nokia franqueada foi aberta ao público hoje, em Recife. A escolha pela cidade se deve à forte presença da marca no nordeste, em especial na capital pernambucana, um dos maiores mercados para a Nokia do Brasil. Tanto essa primeira franquia como as próximas, previstas para 2011, apresentam a mesma estrutura das unidades próprias, com os principais produtos e serviços do portfólio da Nokia. Além disso, todos os profissionais envolvidos passam pelo mesmo treinamento, para manter o padrão de qualidade.
Outra novidade no varejo da Nokia é a abertura de uma loja própria, no Shopping Eldorado, amanhã, 17 de dezembro. “Mais que uma loja de celularesuma loja de tecnologia para também educar e ajudar os consumidores a usar os aparelhos e serviços disponíveis na Ovi Loja. Acreditamos firmemente que essa nova estratégia de varejo trará benefícios aos clientes e contribuirá para o crescimento do mercado de smartphones e serviços no País”, considera Rheingantz.
Quiosques
Com formato inovador, trata-se de uma miniloja aberta e interativa, situada em corredores de shoppings. Os dois primeiros quiosques Nokia do mundo foram inaugurados em novembro no Brasil (Recife) e na Arábia Saudita. O terceiro, também brasileiro, foi aberto na última semana no Shopping Villa Lobos, em São Paulo, além da Turquia que também participa desse projeto piloto.O objetivo é possibilitar ao consumidor uma experiência semelhante à de uma loja, mas de forma mais compacta.
Os novos pontos-de-venda na capital Pernambucana contam como parceiro o Grupo Cordeiro de Melo, presente há nove anos no mercado de varejo, representando grandes marcas como Colcci, Dumond, Calvin Klein, Mandi & Co, Forum e Oi. “A parceria com a Nokia é de longo prazo. Como temos uma visão de negócios muito parecida, o acordo fluiu de forma espontânea. A expectativa é das melhores”, declara Ivison Cordeiro de Melo, diretor do Grupo Cordeiro de Melo representante da primeira franquia Nokia.