Ovi Expedition II: Nokia reforça estratégia para o mercado latino-americano de smartphones, serviços e aplicativos móveis

Os consumidores latino-americanos estão ávidos pelas facilidades que os smartphones podem proporcionar. Pesquisa realizada pelo IDC aponta que neste ano o mercado latino-americano de aparelhos inteligentes deve crescer 37,5% em volume, chegando a 17 milhões de unidades. Em 2011, serão 25 milhões, chegando a 15,4% do mercado total. A Nokia lidera a adoção de smartphones, serviços móveis e aplicativos na região. Esse crescimento está proporcionando uma sensível mudança nas dinâmicas do setor, tornando cada vez mais importante o ecossistema formado por provedores de conteúdo, desenvolvedores de aplicativos, indústria e operadoras.

É neste cenário que a Nokia realiza o Ovi Expedition II, evento que dá continuidade ao realizado no México em 2009, com a presença de representantes da mídia de 12 países. Durante dois dias, executivos da empresa juntam-se a convidados e desenvolvedores para discutir as tendências na mudança de comportamento do consumidor com o aumento da densidade de assinantes móveis e do uso de smartphones.

É fato que a possibilidade de personalização proporcionada pelos aplicativos disponíveis para download, gratuitos e pagos, vem revolucionando a forma como as pessoas usam seus celulares. “Não vivemos em um mundo em que apenas uma opção é suficiente. As pessoas querem soluções que atendam às suas necessidades específicas, que estejam de acordo com suas realidades. Por isso, cada vez mais, nossa intenção é trabalhar com parceiros locais que tornem nosso amplo portfólio global de produtos e serviços ainda mais relevante para cada usuário”, explica Purnima Kochikar, vice-presidente de Comunidades de Desenvolvedores e Fórum Nokia.

Nokia N8 chega à América Latina

Durante o Ovi Expedition II, a Nokia aproveita para lançar na América Latina um dos aparelhos mais aguardados dos últimos tempos, o Nokia N8. Trata-se do primeiro modelo rodando o Symbian^3, nova versão da mais popular plataforma de smartphones do mundo. O sistema operacional é extremamente rápido, com desempenho surpreendente, mas ainda assim muito fácil de usar.

“O novo Symbian vem reforçar nossa liderança neste segmento. Fala-se muito no espaço ocupado pelos sistemas operacionais da concorrência, mas o fato é que vendemos 260 mil aparelhos Symbian diariamente no mundo e temos 40% de fatia de mercado”, comenta Almir Luiz Narcizo, presidente da Nokia do Brasil. De acordo com o relatório de segundo trimestre do Gartner, na região a distância em relação aos outros concorrentes é ainda maior: 44,2% dos smartphones vendidos são Nokia.

Com uma sofisticada câmera de 12MP, com capacidade de gravar vídeos em HD, é o aparelho mais poderoso que o consumidor pode encontrar para criar, consumir e compartilhar conteúdo, seja em suas contas de redes sociais, como Facebook e Twitter, seja em casa. Além do lançamento do Nokia N8, a empresa aproveita para mostrar os novos integrantes da família Symbian ^3, recém-anunciados no Nokia World: o Nokia C6, Nokia C7 e o Nokia E7, e revelará as últimas novidades sobre os serviços Ovi.