Tablet da Nokia no Fim do Ano?

A ótima reportagem da Computerword/EUA ainda que eu discorde do analista, vamos ao que interessa, reproduzo a reportagem e comento depois.

A Nokia está trabalhando com fornecedores e designers para produzir um novo tablet com tela sensível ao toque que deverá chegar ao mercado em meados de outubro, antes da época de compras de Natal, afirmou um analista da Rodman Renshaw ao site TheStreet.com na terça-feira (6/4).

A gigante finlandesa da telefonia móvel aparentemente espera que o novo tablet possa competir com o famoso iPad e produtos similares, como o Slate (HP), o Streak (Dell) ou o IdeaPad S10-3 (Lenovo).

Representantes da Nokia não foram encontrados para comentar a informação.

O analista Ashok Kumar contou ao TheStreet.com que o tablet poderia ser um produto fundamental para a Nokia, que já conta com uma longa fileira de aparelhos portáteis de acesso à internet, incluindo o Nokia 770 Internet Tablet e o netbook Booklet 3G.

"A Nokia não lança um produto de impacto faz anos", disse Kumar. "Esta é uma nova janela [de oportunidade], e a Nokia estaria numa posição de vantagem se e quando essa categoria de produto deslanchar."

Sim é uma grande oportunidade e nisso não há o que discutir, o iPad é um produto que tem diversos fatores contra ele e se o lançamento for no fim do ano a Nokia tem a obrigação de fazer um produto melhor em todos os quesitos, se a Nokia de fato está planejando isso.

Quanto a lançar um “produto de impacto”, não a Nokia não tem essa obrigação, obrigação é fazer bom e barato para o consumidor e rentável para a empresa. Rentável para empresa e ruim para o consumidor basta o N97. Se o produto for ruim e der prejuízo é caso de achar o erro, parar e rever tudo, pois daí a empresa estará no mesmo caminho da Motorola.

E que a Nokia não se engane, o perfil do consumidor dela é conservador e pessoas que gostam de pagar aquilo que o produto vale e não seu status embutido.


Reportagem: Computerword/EUA via Idg Now