Gurus recentemente receberam e-mails para enviar sugestões ao programa. Evidentemente posso ser apenas um Nerd palpiteiro de plantão, mas isso não vai influenciar a minha decisão de ao invés de mandar apenas o e-mail com sugestões, abrir o tema no blog e tentar provocar um debate.
Conversando recentemente com o Ronaldo do Picolé Parcelado, vi que temos a mesma opinião sobre um dos principais problemas do programa. Facilidade como o programa pode ser fraudado.
A única coisa que se precisa para fraudar o programa é tempo. Alguém pratica? Não sei, espero que não, mas não é preciso saber demonstrar a formula matemática para perceber que a falha fundamental é que a Nokia não tem nenhum tipo de controle sobre as perguntas.
Algo que também é fácil perceber que o Nokia Guru aceita qualquer um que participe de um site falando sobre Nokia. Tem lados positivos? Sim, mas tem alguns negativos. A começar pelo fato qualquer um pode ajudar tendo boa vontade, já que ninguém ganha com isso. Essa teoria foi instalada por ai é o resultado é expresso perfeitamente pela frase de Claudio Martinez, “Fóruns não tem a mesma influencia que blogs e outros sites.”.
Infelizmente a web 2.0 trouxe um problema, tutorais acabaram saindo de moda, a informação gira e todos parecem querer atualizações de informações, pois o que foi escrito há dois minutos parece não importar mais.
Se o programa Nokia Guru quiser sobreviver, terá que incentivar a COLABORAÇÃO entre os melhores usuários Nokia na elaboração de tutorais que ajudem a Nokia e os usuários, e NÃO NA COMPETIÇÃO por celulares e acessórios produzidos pela Nokia.
Fazer isso não é nada fácil, na verdade sou bastante cético quanto a Nokia disponibilizar os recursos necessários para se fazer algo dessa complexidade, até por que os problemas de diversas ordens, como reativar a quase morta estrutura de fórum de celular e atrair usuários e Staff da própria Nokia para isso, já é o suficiente para o Nokia pensar em não fazer nada a respeito.
Fóruns para usuários avançados em português? Cedo ou tarde alguma empresa vai fazer, se a pioneira não for Nokia, Será Samsung e o talvez o faça para tentar alavancar o Bada.