fica difícil
Amigo leitor, que eventualmente vai até o Idg Now, precisa ter cuidados ao ler o site, um ótimo portal sobre tecnologia, enquanto quem está lá faz jornalismo, mas quando a fronteira do jornalismo é quebrada (consultorias para o leitor na forma de jornalismo), sai de baixo, vem bobagem grande por ai.
Para aqueles que não estão inteirados da situação, refresco a mémoria, da infeliz matéria publicada pelo portal, (dessa vez o tom será outro) que sugere o uso do DNS Speed, em plena a crise da empresa, que tinha sido proibida pela Anatel de vender novos acessos.
A bobagem, dessa vez é a tentativa de Guilherme Felitti, em tentar fazer uma matéria sobre dicas para blogueiros, por conta da Nova lei eleitoral. Ao Vermelho, Verde e Azul
"A pressão popular diante da votação das emendas referentes ao uso da internet na reforma eleitoral forçou o senador e relator do Projeto de Lei 141 de 2009, Eduardo Azeredo (PSDB-MG), a mudar o texto do artigo que estipulava restrições ao uso da web durante as eleições".
Pressão Popular? Nunca existiu, o que de fato ocorreu, foi que nobre mensaleiro mineiro, simplesmente viu que a proposta iria soar mais uma vez como censura, senadores de todos os partidos reconheceram a bobagem do texto, incluindo, José Sarney que gosta de censurar meios de imprensa, admitiu que não era possivel controlar a internet.
"...Isso quer dizer que você está totalmente livre de problemas legais quando manifestar apoio a seu candidato ou criticar outros postulantes a cargos públicos em blogs, redes sociais e fóruns? Longe disto".
Problemas legais em manifestar apoio ao seu candidato? Faça avontade, a lei só regula debates online entre os candidatos, o resto é bobagem e não pode ser aplicado, como já falei em posts anteriores aqui no Blog, essa lei não vai a lugar nenhum, e vejam onde os especialistas vão levar essa história (as contradições serão grandes e o que eu venho dizendo a tempos será confirmado nesse bolo).
Bobagem agora fica por conta de Marcelo Trasel
..."Se fosse dar uma sugestão a um blogueiro, diria para assinar comentários com o próprio nome e moderar os que forem anônimos", explica. O conselho vale também para quem opera um fórum online ou comunidades em rede social destinados ao debate político."
Eu mereço, um professor de direito da PUC-RS falando algo do tipo "assine as bobagens ditas pelos participantes da sua comunidade, blog ou forum". Assine você as suas, ninguem vai fazer isso, falta uma aula de massinha de internet I para esse professor de direito.
Não vou entrar na discussão sobre anonimato na web, não estou discutindo as bobagens de Trasel, e sim de quem faz essa entrevista colocando gente que não entende nada de internet na posição de autoridade.
Em um lampejo mais a frente, Trasel volta a realidade, colocando toda a "matéria" de Felitti água abaixo.
"...Nem a lei, no entanto, pode impedir que blogs difamatórios sejam criados em serviços hospedados fora do Brasil ou com empresas sem operação no Brasil. Situações como essas que praticamente inviabilizariam a quebra de sigilo exigida pela Justiça para se chegar aos culpados e aplicar a punição prevista pela Constituição".
Fantástico, todas as recomendações e considerações feitas pela Dupla Felitti e Trasel, são ínuteis e esse trecho do texto é a maior prova disso.
"...Massimo di Felice professora da Universidade de São Paulo (USP) ... Trata-se de uma lei cômica, coisa absolutamente hilária”
Evidente que a lei é inutil e inaplicavel, o próprio Trasel mostrou isso, mas não satisfeito, Felitti emenda.
"A impossibilidade de aplicação da lei tal como formulada, diz Felice, mostra como, por mais que na teoria haja perigos para blogueiros, a tendência na prática é haver sua aplicação em "casos muito extremos, com uma difamação muito grande", algo que deve ser punido a título de exemplo para os outros, afirma Träsel. Ainda assim, um pouco de cuidado não faz mal a ninguém.
Não é impossivel de aplicar? como vão punir alguem fora dos dominios Brasileiros fora da internet? Só se for alguem relativamente estupido para não saber fugir da lei.
Viram as contradições e bobagens? Ficam os cuidados para quem for navegar nas "águas do Idg Now".
Senso crítico e muita, muita lógica.