Guru? Só se for assim
Ao contrario do que algumas pessoas na internet pregavam, fazendo mil elogios ao programa Nokia Guru, Martinez, o primeiro a mostrar os fatos, que o programa não é só flores como alguns pensam.
Eu achei que o assunto estava praticamente encerrado, que nada, o fato é que por coincidência (ou não), após os posts algumas pessoas caíram na real, mas a Nokia não, ou empurra com a barriga e se faz de morta.
Ampliar os prêmios e dividir em categorias os meios de resposta não mudará o fato que os problemas que o Martinez mostrou anteriormente desapareceram, como a falta de critério das respostas e dos gurus.
As pessoas que respondem duvidas na internet sobre a Nokia sempre fizeram isso e não vão se matar por alguns celulares e acessórios e ao que me parece a rotina da maioria não se alterou.
Vamos aos fatores que a Nokia se esqueceu.
O fator leitura. Uma resposta normalmente ajuda mais de uma pessoa, alem de tutoriais amplos que ensinam a “pescar” ao invés de “dar o peixe”. Esses tutoriais “Salva vidas” ficam estáticos em diversos meios ensinando varias pessoas sem qualquer “ganho” para quem desenvolveu, sendo mais relevantes que o trabalho de vários gurus juntos.
Fator qualidade. Evidente que nem todos os “Gurus” possuem a mesma qualidade e isso ficou claro quando, eu tive que intervir em um caso onde um guru respondia algo caso uma “re atualização” do software não desse certo, o usuário foi instruído há “abrir o aparelho se tivesse condições”, algo que a própria Nokia desencoraja os gurus fazerem,
No caso em questão, não resolveria o caso, pois falta de sinal pode ter diversos fatores e vários procedimentos básicos precisam ser feitos antes de qualquer tentativa de abertura do aparelho, e pela minha experiência em manutenção sabia que isso não iria resolver.
Despachar para autorizada? O guru poderia ter usado esse recurso, mas a Nokia da todo tipo de treinamento “fundamental” em sua Store, enquanto deixa rolar o treinamento das autorizadas, e esse tipo de “despacho” é cruel, eu sei, pois “senti na pele” e não sou único a engrossar esse coro, que o digam os usuários dos sites de reclamação.
O Fator Fraude. É relativamente fácil fraudar o concurso da forma como foi feita, já que a Nokia não exerce nenhum tipo de controle em fóruns, comunidades e blogs, ferramentas para criar usuários e posts fictícios, não é exatamente uma novidade para os mais vivos, pois por motivos não materiais já se fazia isso, quem dirá com celulares em jogo.
Espero que a minha explicação não seja nova aos organizadores do concurso, pois em breve isso vai entrar na pauta e acabar sendo um motivo ou desculpa para encerrar o concurso.
Se a Nokia não entender que precisa ao invés de dar celulares a alguns da internet, pegar os Gurus Brasil a fora para treinar os atendentes das operadoras que você pede para ver os telefones Symbian e elas perguntam se quer um telefone "Símio", qualquer coisa diferente disso, será perda de tempo.
Eu achei que o assunto estava praticamente encerrado, que nada, o fato é que por coincidência (ou não), após os posts algumas pessoas caíram na real, mas a Nokia não, ou empurra com a barriga e se faz de morta.
Ampliar os prêmios e dividir em categorias os meios de resposta não mudará o fato que os problemas que o Martinez mostrou anteriormente desapareceram, como a falta de critério das respostas e dos gurus.
As pessoas que respondem duvidas na internet sobre a Nokia sempre fizeram isso e não vão se matar por alguns celulares e acessórios e ao que me parece a rotina da maioria não se alterou.
Vamos aos fatores que a Nokia se esqueceu.
O fator leitura. Uma resposta normalmente ajuda mais de uma pessoa, alem de tutoriais amplos que ensinam a “pescar” ao invés de “dar o peixe”. Esses tutoriais “Salva vidas” ficam estáticos em diversos meios ensinando varias pessoas sem qualquer “ganho” para quem desenvolveu, sendo mais relevantes que o trabalho de vários gurus juntos.
Fator qualidade. Evidente que nem todos os “Gurus” possuem a mesma qualidade e isso ficou claro quando, eu tive que intervir em um caso onde um guru respondia algo caso uma “re atualização” do software não desse certo, o usuário foi instruído há “abrir o aparelho se tivesse condições”, algo que a própria Nokia desencoraja os gurus fazerem,
No caso em questão, não resolveria o caso, pois falta de sinal pode ter diversos fatores e vários procedimentos básicos precisam ser feitos antes de qualquer tentativa de abertura do aparelho, e pela minha experiência em manutenção sabia que isso não iria resolver.
Despachar para autorizada? O guru poderia ter usado esse recurso, mas a Nokia da todo tipo de treinamento “fundamental” em sua Store, enquanto deixa rolar o treinamento das autorizadas, e esse tipo de “despacho” é cruel, eu sei, pois “senti na pele” e não sou único a engrossar esse coro, que o digam os usuários dos sites de reclamação.
O Fator Fraude. É relativamente fácil fraudar o concurso da forma como foi feita, já que a Nokia não exerce nenhum tipo de controle em fóruns, comunidades e blogs, ferramentas para criar usuários e posts fictícios, não é exatamente uma novidade para os mais vivos, pois por motivos não materiais já se fazia isso, quem dirá com celulares em jogo.
Espero que a minha explicação não seja nova aos organizadores do concurso, pois em breve isso vai entrar na pauta e acabar sendo um motivo ou desculpa para encerrar o concurso.
Se a Nokia não entender que precisa ao invés de dar celulares a alguns da internet, pegar os Gurus Brasil a fora para treinar os atendentes das operadoras que você pede para ver os telefones Symbian e elas perguntam se quer um telefone "Símio", qualquer coisa diferente disso, será perda de tempo.